Recapagem

Processos de Recapagem

Veja abaixo as etapas da recapagem:

Antes de realizar a inspeção inicial, os pneus são limpos para facilitar as demais etapas do processo, evitando riscos de contaminação.
Efetuada por pessoal treinado para garantir os altos padrões de recapagem as carcaças são cuidadosamente inspecionadas para garantir a execução satisfatória do processo de recapagem.
Somente aquelas em boas condições de reconstrução são selecionadas assegurando confiabilidade nos pneus recapados reduzindo o custo por quilômetro rodado, sendo assim recusadas as carcaças com defeitos que impossibilitem a reconstrução com qualidade e segurança.
Neste processo o pneu é raspado em condições normais de rodagem, a carcaça é praticamente torneada onde o desenho original é totalmente removido.
A raspadeira ajusta a carcaça inflada do pneu com máxima precisão obtendo um rodar uniforme e macio, reduzindo a manutenção do veículo e ainda preparando a carcaça para receber a nova banda de rodagem. Quanto mais perfeita ficar a circunferência do pneu, maior a sua durabilidade quilométrica.
Nesta etapa todas as perfurações da carcaça são trabalhadas, como por exemplo buracos de pedras, perfurações, cortes e oxidação, são limpos e/ou removidos através de ferramentas adequadas onde são feitos os reparos necessários para que a carcaça possa ser recapada. As cavidades ocasionadas pela escariação são preenchidas com borracha extrusada onde a temperatura da extrusora é de 85° C.
Objetivando garantir consertos com qualidade assegurando que se obtenha o retorno satisfatório reduzindo o custo quilométrico, neste processo é devolvida à região avariada a resistência original da carcaça, através da aplicação de manchões para correção de avarias ocasionadas quando em uso, conservando os pneus em serviço por tempo mais prolongado, e ainda respeitando os limites de conserto.
Neste processo utiliza-se o método de aplicação, sem ar na mistura, que evita a contaminação. O tempo de aplicação após a raspagem, impede a oxidação da superfície raspada e protege imediatamente os cordonéis eventualmente descobertos.
Com equipamentos de aplicação de banda é possível realizar a cobertura uniforme da carcaça em condições normais de rodagem reduzindo o custo por quilômetro.
A banda de rodagem é aplicada na carcaça inflada sobre aro de dimensões iguais àqueles utilizados no veículo em serviço, utilizando também o método de estiramento durante a aplicação proporcionando mais qualidade e durabilidade. A camada adesiva é aplicada na face raspada da banda. Em seguida, banda e coxim são aplicados no pneu inflado na sua configuração normal de trabalho. A adesão da banda de borracha pelo coxim torna-se uma das partes mais resistentes do pneu, evitando o desprendimento da banda de rodagem.
Na vulcanização a carcaça é montada em aro de dimensões iguais àqueles utilizados em serviço. Sendo assim, a carcaça não é submetida a tensionamento ou estiramento, nem espremida forçadamente ou prensada dentro de um molde e matrizes metálicas rijas proporcionando maior vida útil à carcaça.
Utilizando baixa temperatura de vulcanização, a nova banda de borracha é colada na carcaça. O pneu é encaixado em um envelope flexível e acondicionado em uma câmara de pressão para se obter uma adesão uniforme e sem deformações da banda de rodagem.
Todos os pneus recapados passam por uma rigorosa inspeção, e finalmente, são examinadas cuidadosamente todas as partes dos pneus reconstruídos, banda de rodagem, flancos, talões e parte interna, certificando-se de que todos os pneus a serem colocados em serviço estejam em perfeitas condições de uso, tudo para garantir o alto padrão de qualidade e durabilidade, dando assim, garantia de êxito para o investimento do cliente e diminuição dos custos.
  Zanella Pneus

50 Anos rodando com você

  Central de Atendimento
( 47 ) 3525-0873
pneuszanella@pneuszanella.com.br
BR 470, km 141 N° 6707 - Canta Galo
89163-020 - Rio do Sul - Santa Catarina