História da Empresa

A mais antiga renovadora de pneus de Rio do Sul vem apostando na modernização de seus serviços. Ao longo de seus quase 40 anos de tradição, a Renovadora de Pneus Zanella reestruturou suas dependências, localizadas no número 6707 do Km 141 da Rodovia BR 470 no Bairro Canta Galo - Rio do Sul- SC.

Especializada em recapes de pneus no processo à frio e à quente, terraplenagem, agrícola e vulcanização de todos os tipos de pneus e câmaras de ar em seus três mil metros de pátio e área construída, a Zanella Pneus recebe clientes de toda a região do Alto e Médio Valedo Itajaí, seja empresas ou particulares.

A média é de 700 recapes por mês que, junto com a prestação de serviços gerais, resultam em cerca de três mil atendimentos mensais. O bom atendimento, o menor preço e a qualidade nos serviços são para o sócio-fundador, Alvino Zanella, 69 anos, as formas de vencer a concorrência. " Já conquistamos tradição em nossos serviços, agora mudamos o visual da empresa, tornando o espaço físico maior e mais prático para o bom trabalho dos funcionários e comodidade do consumidor" , explica, justificando as mudanças ocorridas em 2001.

Parceria

A partir de agosto de 2008 a Zanella Pneus está com nova parceria , a MARANGONI, empresa italiana com mais de 50 anos de experiência no ramo de produtos para recapagem, de onde adquire matéria-prima com exclusividade. De acordo com a Zanella Pneus, a procura pelo serviço de recuperação de pneus, ao invés da compra de um novo, vem crescendo justamente devido ao preço. Um pneu recuperado custa cerca de 30% do preço de um pneu novo. Outra vantagem é a possibilidade de prolongar a vida útil de um pneu e diminuir o lixo do velho. Um mesmo pneu, dependendo do seu estado, pode ser recapado até três vezes e rodar cerca de quatro vezes mais .

Além de trabalhar para agilizar e melhorar ainda mais o trabalho, outra preocupação da Zanella Pneus está relacionada ao meio ambiente. Na empresa a reciclagem do lixo recebe atenção especial. Poucos resíduos são direcionados ao latão de lixo. Nela não existem pneus velhos empilhados no pátio ou pedaços de borracha entupindo o aterro sanitário. Todo o material inútil é vendido para empresas de Santa Catarina, Paraná ou Rio Grande do Sul, que transformam pneus velhos, raspas ou pedaços de borracha em outros produtos. O cuidadoso Alvino Zanella afirma que até mesmo os pneus radiais, antes difíceis de serem reaproveitados por conterem aço em sua estrutura, hoje já possuem destino adequado. São usados, por exemplo, na construção de muros para contenção de encostas, tubulação para esgoto e como combustível nas usinas de cimento.

Familiar

A Zanella Pneus possui 15 funcionários e tem a família Zanella como administradora. Periodicamente um dos membros ou funcionários participam de feiras, seminários e cursos em busca de aperfeiçoamento técnico e de novas tendências no maquinário. Os próprios fabricantes de pneus e fornecedores possibilitam cursos de atualização.

A família Zanella é oriunda de Rio dos Cedros, onde o casal Alvino e Lurdes eram agricultores. Um certo dia o senhor Zanella vendeu suas terras e decidiu ir para Joinville trabalhar como sócio na borracharia do irmão. A sociedade durou meses e o casal partiu , então para Rio do Sul onde, com a experiência adquirida e apoio de quatro funcionários, abriu sua própria recapadora. Situada então na Avenida Aristiliano Ramos, depois de 17 anos e de ser atingida por duas enchentes, a empresa foi transferida para as margens da BR 470, onde permanece até hoje. Alvino Zanella e Lurdes continuam atuando na empresa, atualmente gerenciada pela filha Maristela com o apoio jurídico do filho Marcos.

BR 470, km 141 N° 6707 - Canta Galo
Rio do Sul - SC - 89160-000